A reunião teve como pauta a necessidade de construção de uma ciclovia na duplicação da ERS-239, tendo em vista que a sua falta acabará por prejudicar não somente a população local que utiliza a bicicleta como meio de transporte para o deslocamento ao trabalho e lazer, como também os esportistas e turistas que trafegam pela rodovia, visto que a região possui roteiro de cicloturismo nas cidades de Rolante, Riozinho e São Francisco de Paula (Circuito das Cascatas e Montanhas).
A parte da duplicação da rodovia abrange quatro bairros da cidade de Taquara (Empresa, Ideal, Medianeira e Santa Teresinha – bairros limítrofes com a rodovia). Os referidos bairros são bastante populosos, nos quais os moradores utilizam a bicicleta como principal meio de transporte.
No dia 15 de agosto de 2017 foi aprovado na Comissão de Constituição de Justiça da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o Projeto de Lei 390/95, que dispõe sobre a implantação de ciclovias nas rodovias estaduais, com previsão nos projetos rodoviários, bem como nas estradas em fase de construção, observando que somente serão construídas ciclovias nas estradas onde o relevo permitir. Todavia, o PL foi arquivado em 27 de dezembro de 2018.
Destaca-se que tal arquivamento vai contra a Lei Estadual Nº 14.960 de 13 de dezembro de 2016, que “Institui a Política Estadual de Mobilidade Urbana Sustentável no âmbito do Rio Grande do Sul e dá outras providências”. A referida lei tem como objetivo de promover a integração dos modais de transporte e a melhoria dos sistemas de acessibilidade e mobilidade dos cidadãos.
A nível federal, a Lei Nº 12.587/12, por sua vez, conhecida como Lei da Mobilidade Urbana, determina aos municípios a tarefa de planejar e executar a política de mobilidade urbana. O planejamento urbano, já estabelecido como diretriz pelo Estatuto da Cidade (Lei 10.257/01), é instrumento fundamental necessário para o crescimento sustentável das cidades brasileiras.
A Câmara de Vereadores de Taquara, conforme acordado em reunião, elaborou documento assinado por todos os Vereadores, a ser encaminhado ao Setor Técnico da Diretoria da EGR solicitando que a EGR pondere as colocações e estude sobre a folga de espaçamento na estrada ERS-239, a fim de possibilitar a construção da referida ciclovia, demanda essa tão importante aos nossos munícipes.

Valdecir Vargas de Almeida assume cadeira no Legislativo Taquarense

No início da Sessão Ordinária do dia 10 de junho o Senhor Valdecir Vargas de Almeida, conhecido como O NEGO, 3º Suplente da coligação PTB/PROS, tomou posse no cargo da Vereança, tendo em vista o afastamento imediato do Vereador Levi Batista de Lima Junior que se encontra em Atestado Médico.

Câmara de Vereadores de Taquara realiza Sessão Solene em homenagem aos 85 anos do CREA

Na noite do dia 04 de junho, no Plenário desta Casa, foi realizada Sessão Solene ao ao CREA - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul, pela passagem dos seus 85 anos de fundação.
O Vereador Adalberto Carlos Soares – Vice Presidente em exercício da Presidência conduziu os trabalhos em conjunto com o Vereador Luiz Felipe Luz Lehnen, autor desta homenagem.

Câmara de Vereadores sedia reunião promovida pela FECCAPEN RS

Na manhã desta quinta-feira, dia 30 de maio, às 10h, a Câmara de Vereadores sediou a reunião promovida pela FECCAPEN RS – Federação dos Conselhos da Comunidade da Área Penitenciária do RS, que teve como pauta a Composição do Conselho da Comunidade de Taquara Gestão 2019-2021. A efetivação do Conselho da Comunidade visa ações junto ao Presídio Estadual de Taquara, que objetiva a garantia de direitos e cidadania para as pessoas privadas de liberdade que cumprem pena.

Câmara de Vereadores participa do Dia do Desafio

Nesta quarta-feira, dia 29 de maio, o SESC de Taquara realizou na Câmara de Vereadores uma ação do Dia do Desafio. A atividade durou aproximadamente 15 minutos, e os exercícios foram promovidos pelo Professor Rafael, ocasião em que os servidores e a Presidente do Legislativo realizaram atividades físicas, se integrando à competição.